Monumento aos Náufragos do Aquidabã trata-se de um obelisco onde se acham as sepulturas de cerca de 60 tripulantes do navio Aquidabã, que naufragou no litoral de Angra dos Reis, em janeiro de 1906. O encouraçado era na época o mais potente navio da esquadra naval brasileira, mas afundou levando consigo inúmeros oficiais do alto escalão da Marinha. Este acontecimento mudou os planos de mudar do Rio de Janeiro para a Baía de Jacuecanga em Angra, todo o arsenal da marinha, o que seria o primeiro porto militar do país.
Construído em 1913, o monumento fica localizado na Ponta Leste, na enseada de Jacuecanga, a 16 quilômetros da BR-101. O acesso se faz por estrada asfaltada através da Vila da Petrobrás.
Descendo uma rua asfaltada abaixo do monumento aos mortos do Aquidabã, existe um local onde é possível pescar bons peixes de cima das pedras na costa. A Ponta Leste fica bem próxima da Ilha Grande bem na entrada da Baía de Angra. A água é limpíssima e o ecossistema equilibrado. O visual é paradisíaco.
fonte: www.angra-dos-reis.com